Buscar

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Preservar é dever de todos


O café comunitário saiu da universidade Feevale e foi até o URAS Bem Viver, a Unidade de Referência de Assistência Social da prefeitura de Novo Hamburgo, que fica no bairro Guarani.O programa teve a participação das alunas do URAS, Jéssica Rio, Daniela Novo, e da Banda Nova Geração composta também por alunos.

Foto: Diego Soares.
Para que o Café pudesse discutir sobre a importância da existência de algumas ações da sociedade para manutenção da natureza e consequentemente do nosso planeta, o Café Comunitário recebeu no pátio do URAS, Felipe Scheid, da empresa de reflorestamento ambiental, Viveiros de mudas nativas Sheid, a acadêmica de Ciências Biológicas e estagiária do URAS Bem Viver, Mariana Adams, Vice presidente do movimento Hesler, Marcos (sobrenome), Coordenadora do projeto Cata Vida, da prefeitura de Novo Hamburgo, Vera Rambo.

Em Novo Hamburgo são produzidos 4500 toneladas de resíduos sólidos porém a quantidade recuperada ainda é pouca, devido  falta de hábito da separação de lixo em casa. O programa Cata Vida surge com a intenção de melhorar esses dados. “O Cata vida surgiu a partir da necessidade de promover o protagonismos dos trabalhadores dessa área, nós temos hoje uma estimativa que Novo Hamburgo tenha entorno de 1000 catadores de materiais dispersos pela cidade,trabalhando na informalidade.Mas nesse processo de inclusão eles têm um papel importante como agentes ambientais, porque graças ao trabalho desses trabalhadores nós temos a recuperação de quase duzentas toneladas.”, explica Vera.
Foto: Diego Soares

É de extrema importância o envolvimento da sociedade em geral, todos devem ajudar de alguma maneira “Nós precisamos nos envolver nas coisas, não basta só reclamarmos, nós temos que fazer algo, pois quando nós não fizemos nada, não temos o direito de reclamar”, diz Marcos.

O desmatamento é uma questão que preocupa bastante e segundo Felipe foi esse o motivo de iniciar o Viveiro de árvores, “Iniciei o Viveiro de árvores nativas aqui em Novo Hamburgo, justamente pensando nesse caos climático que está se formando, esse desequilíbrio ambiental e isso também muito pela poluição e pelos desgastes naturais, o homem precisa de conforto para viver, mas não repara os danos que está causando.”, explica.

As crianças também devem se preocupar com o meio ambiente e é isso que Mariana tenta passar para os estudantes do URAS, “Eles são jovens ainda, não tem essa preocupação, mas eu tento passar esse meu amor pra ele e também usufruir deste pátio que temos aqui no URAS pra trilhas ambientais, oficinas ambientais. Eles estão começando a se preocupar mais.” diz Mariana.
Foto: Diego Soares.

Se você quiser participar ao vivo do programa pode ligar para 3586-8975, além de poder participar on line, mandando uma sugestão para o e-mail cafecomunitario@feevale.br.




Toda sexta-feira, às 16 horas você acompanha o Café Comunitário na Rádio ABC 900 AM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário