Buscar

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Diversidade Sexual

Estela Freitas, Bruna Kirsh, Aline Azevedo,
Carla Mona, André Musscof.
A diversidade sexual é um dos temas mais polêmicos discutidos na sociedade, não apenas no Brasil, mas em vários países. Segundo uma pesquisa da Liga Internacional de Gays e Lésbicas (sigla em inglês) publicada pelo jornal “El País” a legislação de oitenta países pune homossexuais com prisão.
No Brasil não existem leis que criminalizam homossexuais, mas também não há leis efetivas contra o ato de homofobia.
Pelo fato da diversidade sexual estar presente na sociedade o Café do dia 29 de setembro, contou com a presença dos convidados: - André Musscopf Dr. em teologia e assessor de políticas LGBT de São Leopoldo, Bruna Kirsch, produtora do curta: O Segredo dos Lírios e produtora de eventos, Estela Freitas – mãe da Bruna e umas das protagonistas do Curta,  e a psicóloga Carla Juliana Mona.
A apresentadora Aline Azevedo iniciou o programa trazendo a informação de que “O Homossexualismo no Brasil existe muito antes da chegada dos portugueses. Entre os índios, o ato de sodomia, era considerado normal. Com a instalação da corte portuguesa em terras nacionais, o ato sexual entre pessoas do mesmo gênero, passou a ser crime. Essa lei deixou de vigorar cinquenta e nove anos antes da queda do império, em 1859. Porém, até hoje, os homossexuais buscam por seus direitos de igualdade.”.
Durante o programa a mãe de Bruna falou sobre o choque que foi para ela quando a filha aos dezoito anos revela ser gay.
André Musscopf falou do seu trabalho como assessor de direitos da diversidade sexual no município de São Leopoldo, uma das atividades é trabalhar a igualdade no atendimento nos órgãos públicos do município lidando com politicas publicas que inserem também a comunidade GLBT, frisou que não querem direitos diferentes, apenas serem tratos com igualdade.
A psicóloga Carla Mona comenta sobre as escolas não estarem preparadas para receber e trabalhar o tema da diversidade sexual, e que algumas crianças estão sofrendo boulling em ração da sexualidade.
A produtora Bruna Kirsch relatou sobre sua adolescência e como foi sua própria aceitação, e o relacionamento na escola.
Abaixo você pode conferir o curta produzido pela Bruna Kirsch onde sua mãe é uma das protagonistas que relata sobre a sexualidade das filhas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário