Buscar

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Melhor idade: direitos e a importância do voto


No dia do Idoso, o Café Comunitário falou sobre os direitos dos idosos perante a sociedade e como as pessoas com mais de 60 anos se vêem inseridas no Estatuto do Idoso. Alterado em 2006, o Estatuto do Idoso assegura os direitos e deveres dos idosos e da sociedade, mas será que na prática esses direitos estão mesmo garantidos?
Presente no bate-papo do café, a professora de direito da Feevale Cláudia Maria Petry de Faria, fez uma explanação do que consta no Estatuto do Idoso. A presidente do Conselho dos Idosos de Novo Hamburgo, Teresa Lima, explicou com é o trabalho de fiscalização em lares de idosos e nos demais locais públicos, executado pelo Conselho do Idoso em Novo Hamburgo.

E o aposentado e integrante do Grupo de Idosos Renascer, José da Silveira, explicou quais dificuldades encontradas pelos idosos apesar do Estatuto, pois na prática esses direitos muitas vezes não se cumprem, como na questão de acentos reservados aos idosos e gestantes nos ônibus. Em contrapartida o lado positivo desses benefícios como o desconto para assistir peças culturais e cinema, a preferência nos processos judiciais e nos locais públicos.

O bloco Dica do Café, que trouxe informações a importância do voto consciente, já que as eleições aconteceram domingo. Os convidados do programa também fizeram uma explanação sobre o voto já que os idosos com idade acima de 70 anos tem o voto facultativo.

Ouça o programa:

Café Comunitário 0...

Nenhum comentário:

Postar um comentário