Buscar

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Animais abandonados – como essa situação afeta a comunidade?


Na edição do Café Comunitário que foi ao ar no dia 28 de maio de 2010, o programa debateu o tema: Animais abandonados – como essa situação afeta a comunidade?

O encontro, que ocorreu às 16 horas da última sexta-feira nos estúdios da Universidade Feevale, contou com a participação de Deisy Heck, Veterinária Responsável do Canil Municipal de Novo Hamburgo, Fernando Marco, Assessor Executivo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e responsável pelo canil; Solange Shama, Vigilância em Saúde; Evaldo Machado Associação de Moradores – alguém para falar sobre o problema na comunidade; Leandro Mello, integrante do ONDAA (Organização pela Dignidade dos Animais Abandonados).

A veterinária responsável pelo canil municipal de Novo Hamburgo, Deisy Heck, lembrou que o maior problema enfrentado na cidade hoje são os animais que tem um dono, mas que circulam livremente pelas ruas. "Muitos animais que andam por aí não estão abandonados e por causa disso a gente não pode recolher, mas eles acabam gerando transtornos na comunidade".

Já Leandro Mello, integrante do ONDAA, afirmou que muitas pessoas não tem responsabilidade ao cuidar de um bicho de estimação. "A comunidade deve ter uma responsabilidade maior para com os animais que trata. (..) Muitas pessoas acabam deixando o cachorro ou gato em uma rodovia ou outro lugar distante, para não retornarem para os seus lares, é preciso mais responsabilidade", argumenta ele.

Evaldo Machado contou que no seu bairro a situação é alarmante. "Em vilas mais pobres vemos as crianças brincarem com os animais que muitas vezes estão doentes, outros acabam sendo atropelados na região", disse ele.

Uma das medidas adotadas pelo Canil Municipal para a redução do número de animais abandonados nas ruas é a castração das fêmeas. Deise também lembrou que o serviço pode ser feito gratuitamente para quem estiver interessado em realizar a castração no seu animal de estimação ou para adotar um animal, basta ir até o Canil Municipal na rua Antônio Roberto Kroeff, 375, no bairro Santo Afonso em Novo Hamburgo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário