Buscar

terça-feira, 23 de novembro de 2010

A diversidade cultural no Vale do Sinos


Índios, negros, japoneses, alemães e muitas outras etnias compõem o Brasil e, depois de muita luta passam por um momento onde todas essas raças vivem em harmonia. Essa diversidade étnica e cultural também é percebida na região do Vale do Sinos. O Café Comunitário da última sexta-feira, 19 de novembro, foi em busca de descendentes de diferentes etnias para explicar aos ouvintes o que eles fazem para conservar as tradições de seus descendentes e, como eles se vêem inseridos na sociedade.

Participaram do programa o integrante da comunidade japonesa de Ivoti, Fábio Kojiro Sato; a representante da cultura germânica, Pronila Krug; o presidente de Honra da Escola de samba Protegidos de Princesa Isabel, de Novo Hamburgo, Sebastião Antônio Flores e a antropóloga e professora da Feevale, Margarete Fagundes Nunes.

A partir de objetos e vestuário trazidos pelos convidados e, do relato de cada um, podemos constatar que eles cultivam as suas origens de diferentes formas, mas quando falamos sobre como é o relacionamento com pessoas de outras etnias, eles foram unanimes em responder que convivem respeitando essas diferentes culturas.

Acompanhe o Café todas as sextas-feiras pela Rádio ABC 900 AM a partir das 16h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário